Como ajuda o exercício a prevenir a diabetes

Uma das formas mais viáveis e menos exigentes para controlar a quantidade de açúcar no sangue, reduzindo o risco de sofrer uma doença cardiovascular”, e melhorar a nossa saúde e bem-estar em geral, é fazer exercício.


Apesar de todos os benefícios de fazer exercício, o mundo de hoje é um mundo cheio de gente ociosa, onde quase todos os trabalhos são realizados passando muito tempo sentado em uma cadeira em frente a um computador, o exercício passa a um segundo ou terceiro plano.


A importância de fazer exercício


Todo mundo deveria exercitar-se, no entanto, os especialistas em saúde dizem que apenas 30% da população dos Estados Unidos obtém a quantidade recomendada de trinta minutos de atividade física diária, e 25% não está ativa no absoluto, no México ainda é mais grave, o número já chega a um assustador, 56% de pessoas que não fazem nenhuma atividade física. De fato, acredita-se que a inatividade chega a ser uma das principais razões para o aumento da diabetes tipo 2 nos EUA, devido à inatividade e a obesidade promover a resistência à insulina.


A boa notícia é que nunca é tarde para começar a se mover, e o exercício é uma das maneiras mais fáceis de se iniciar o controle de seu diabetes. Para as pessoas com diabetes tipo 2, em particular, o exercício pode melhorar a sensibilidade à insulina, diminui o risco de doenças do coração, e promover a perda de peso.


A diabetes tipo 2


A diabetes está aumentando. O número de pessoas diagnosticadas com diabetes a cada ano, aumentou em 48% entre 1980 e 1994. Está entre as primeiras causas de morte no México (México ocupa o 6º. lugar mundial em número de pessoas com diabetes). Quase todos os novos casos são de diabetes tipo 2 ou do adulto, do tipo que se move em torno da meia-idade. Os sintomas da diabetes tipo 2 incluem o aumento da sede, o apetite e a necessidade de urinar; sentir-se cansado, nervoso, ou o mal do estômago; visão turva; formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos.


As causas da diabetes tipo 2 são complexos e não completamente entendidas, mas a investigação está descobrindo novas pistas a um ritmo bastante rápido.


No entanto, já foi demonstrado que uma das razões para o crescimento do diabetes tipo 2 é o aparecimento de cintura e a tendência para um estilo de vida mais sedentário e inativo. Nos Estados Unidos, a mudança foi notável; na década de 1990, por si só, a obesidade aumentou em 61% e de diabetes em 49%. No México, 7 de cada 10 mexicanos têm excesso de peso ou obesidade.


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Por esta razão, os especialistas em saúde incentivam as pessoas que já têm diabetes tipo 2 para começar a fazer exercício regularmente e obter os benefícios que você pode fazer por sua saúde. Sem exercício físico, as pessoas tem a tendência a ser obeso. Uma vez que são obesos, têm maiores chances de desenvolver diabetes tipo 2.


Recentemente, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos informa que mais de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 são clinicamente diagnosticados com excesso de peso. Portanto, já é hora de que as pessoas, quer tenham ou não diabetes tipo 2, comecem a dar saltos, esticar ou qualquer outra forma de atividade física.


Os Primeiros Passos para Fazer Exercício


A primeira ordem do dia, com qualquer plano de exercícios para perder a barriga, especialmente se você é uma pessoa que leva muito tempo sem fazer nenhuma atividade física, é consultar o seu médico. Se já tem fatores de risco cardíaco, o médico pode querer fazer um teste de esforço para estabelecer um nível seguro de exercício para você.


Certas complicações diabéticas também podem ditar que tipo de programa de exercício pode fazer. As atividades como levantamento de pesos, correr ou fazer exercícios aeróbicos de alto impacto podem, possivelmente, ser um risco para as pessoas com retinopatia diabética, devido ao risco de maiores danos dos vasos sanguíneos e o possível descolamento de retina.


Se você já está ativo nos esportes ou faz exercício com regularidade, ainda se beneficiará falar sobre sua rotina regular com o seu médico. Se você estiver tomando insulina, pode ser que você tenha que tomar precauções especiais para evitar a hipoglicemia durante o seu treino.


Começa lento, mais vale passo que dure que trote que canse


Para aqueles que têm diabetes tipo 2, a sua rotina de exercícios pode ser tão simples como uma caminhada vigorosa por o bairro em que as noites. Se não tens estado muito ativo antes de agora, começa lenta e gradualmente vá aumentando o esforço e intensidade. Passear o cão ou sair para o quintal para limpar o gramado. Use as escadas em vez do elevador. Deixar o carro na parte mais distante do estacionamento e passeio. Cada pequena mudança funciona, de fato, realmente ajuda muito.


Apenas com 15 a 30 minutos diários, o exercício pode fazer uma grande diferença no controle da glicose no sangue e na diminuição do risco de desenvolver complicações da diabetes. Uma das maneiras mais fáceis e menos dispendiosos de começar a fazer exercício é começar com um programa de caminhada. Tudo o que você precisa é de um bom par de sapatos, e a decisão de sair de casa e caminhar.


De fato, você não precisa de incorrer em qualquer despesa para se juntar a um ginásio ou para comprar algum equipamento para fazer exercício, o único que você precisa é a vontade e a determinação de começar a fazer exercício para levar uma vida mais saudável e livre de diabetes tipo 2.


A sua recompensa seriam os frutos mais doces, por seus esforços de fazer o exercício de uma vida mais plena e saudável.