Respirar é algo que todos nós fazemos e sabemos que é necessário para viver. O respirar é um ato reflexo que faz nosso corpo para nos fornecer o oxigênio de que precisam nossos órgãos vitais para funcionar.


Wikipédia diz que o ser humano adulto respira entre 12 e 20 vezes por minuto, as crianças respiram mais rápido que os adultos. Os adultos normalmente respiramos, cerca de 500-700ml de ar de cada vez.


E apesar de que respirar é um ato reflexo, podemos controlar a nossa respiração. Ao inalar e expirar profundamente, podemos sentir-nos mais relaxados. Quanto mais permitirmos que o nosso corpo se encha de ar respirando profundamente, menor será o estresse para o nosso corpo e mente.


Quanto mais practiquemos a respiração profunda e controlada, o mais natural é que nos vai fazer e podemos recorrer a ela em qualquer momento do dia, para nos ajudar quando nos enfrentarmos momentos estressantes.


respiração profunda para aliviar o stress


Com todos os problemas que enfrentamos dia-a-dia, ou nos sentimos estressados pelo trabalho, ou ao final de um dia longo e não podemos dormir, ou simplesmente queremos que alguns minutos com nós mesmos, é uma boa idéia fazer alguns exercícios de respiração profunda e controlada.


Em seguida te dou 6 passos para fazer um bom exercício de respiração profunda para aliviar o stress.



  1. Você pode estar deitado, sentado ou parado o tempo todo, enquanto você se sinta confortável nessa posição. Inspire lentamente pelo nariz, enquanto conta até 4. Respirar fundo até sentir como se enche todo o seu corpo.

  2. Segure o ar por 4 segundos e, em seguida, lentamente exala pela boca por 8 segundos.

  3. Repita o passo 1 e 2, fazendo com que seu estômago se expanda, nove vezes mais.

  4. Já que se deve tornar um hábito para os passos anteriores, você poderá respirar mais profundo, colocando uma mão sobre seu estômago e a outra mão tocando levemente o peito. Respira e sente como o ar baixa e desdobra-se em seu estômago.

  5. Quando seu estômago já não possa receber mais ar, respira-se um pouco mais e enche a parte superior de seus pulmões, As doses e exalações deverão durar o mesmo tempo de 8 segundos, sem pausa para prender o ar.

  6. Quando exhales deixa sair primeiro o ar de seus pulmões e, em seguida, de seu estômago, isso fará com que você se sinta mais relaxado.

Bem, eu espero que tenha sido de seu agrado esta técnica de respiração para relaxar e não se esqueça que o exercício e a alimentação também desempenham um papel muito importante para se sentir menos estresse.